quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Importância do Teatro e da Cultura

Podemos definir cultura como um conjunto de práticas e acções sociais que seguem um determinado padrão no espaço. A cultura é algo dinâmico que está sempre a ser alterado e que possui várias vertentes, uma das quais a arte.

Arte é tudo aquilo ligado a manifestações de ordem estética resultantes da actividade humana, tendo por base as emoções, ideias e percepção daquele que a produziu – artista – e como objectivo o estímulo dessas capacidades no observador. O teatro é uma das muitas formas de arte e, consiste na representação de uma história por um ou mais actores que procuram apresentar uma situação e suscitar a emoção da plateia. Para uma peça de teatro contribuem muitas pessoas para além destes actores, tais como os técnicos ou o dramaturgo.

A cultura é a essência de uma sociedade sendo ela que a define. É portanto devido à cultura que um ser humano pertence a esta sociedade ou à outra o que a torna muito importante para a humanidade já que os humanos têm necessidade de pertencer a algum lugar. Por estes motivos a cultura é algo que promove a saúde na medida em que leva uma pessoa a sentir-se bem, desenvolve as suas aptidões e lhe permite interagir com os seus iguais.

Como elemento constituinte da cultura a arte também reflecte a mesma importância que ela, passando mensagens, intensificando emoções... o teatro é importante para a sociedade pelos mesmos motivos: porque entretêm, diverte, ensina, permite sentir e acima de tudo permite pertencer e conhecer não só a sociedade em que vivemos mas também nós próprios enquanto pessoas que somos.
Como se costuma dizer, a vida é uma peça de teatro para a qual não há ensaios e, quando a cortina fechar, não volta a abrir. Por isto nós devemos sentir, agir e viver sem olhar para trás e sem medo e o teatro permite-nos isso mesmo: abrirmos as portas à vida e vivê-la em pleno.

Sem comentários:

Enviar um comentário