terça-feira, 28 de abril de 2009

A Tragédia Grega do Teatro Português

Os Problemas do Teatro Nacional


O teatro é algo que caracteriza um povo, é como um marco cultural para todos os que conhecem uma nova cultura. No entanto em Portugal, onde o teatro ainda é considerado “recente” em comparação com o resto da Europa, ninguém lhe dá o devido valor, ninguém vai ao teatro.
Se olharmos à nossa volta, damo-nos conta do estado decadente em que o teatro português se encontra. São poucas as companhias ou grupos independentes que conseguem subsistir, os únicos que ainda vão sobrevivendo são os teatros já com algum renome. E isto porquê?
Isto acontece devido ao pouco valor que lhe atribuímos, aos subsídios quase inexistentes que lhe são fornecidos pelo nosso governo, à falta de camaradagem entre companhias, grupos e teatros e a própria educação da população em geral.

Hoje em dia, um grupo pequeno que queira fazer uma peça não tem absolutamente nenhum lucro com isso. O dinheiro que é necessário gastar para produzir a peça em si, desde o espaço para treinar, os figurinos, os cenários, os técnicos (que muitas das companhias contratam a recibos verdes pois não possuem os seus próprios técnicos na companhia, o que muitas das vezes não resulta da melhor maneira), o aluguer do espaço para exibir a peça e a juntar a isso o tempo que os próprios artistas gastam a preparar o espectáculo, exige imensos gastos monetários e físicos que na grande parte das vezes não são reembolsados com o lucro da bilheteira. Normalmente esse lucro mal dá para pagar as despesas referidas acima, quanto mais pagar o esforço e tempo dos actores, por isso estes se realmente querem continuar no mundo do teatro têm de trabalhar de graça e para se sustentarem são obrigados a procurarem emprego em áreas relacionadas com esse mundo ou mesmo em outras áreas que nada têm a ver com o mundo do espectáculo.
Entre as próprias companhias, grupos e teatros não existe entre ajuda. Por exemplo, os teatros de maior renome e estabilidade na área podiam ajudar companhias a sobreviver alugando o seu espaço a estas por um preço mais acessível, mas em vez disso, quando alguém surge com um bom argumento para uma peça, eles imediatamente tentam comprar esse argumento e reproduzi-lo com os seus próprios actores em vez de lhes darem uma oportunidade.

Outro problema que faz com que não exista grande lucro de bilheteira é a falta de educação da população em geral para este tipo de arte. A maior parte dos portugueses nunca foi sensibilizado em relação ao teatro, nunca lhe ensinaram a apreciar este tipo de arte, por isso grande parte apesar de até ter posses monetárias para poder assistir a um espectáculo não o faz por achar que o teatro é aborrecido e não gostar.


É verdade que nos encontramos em crise e é necessário poupar, mas não se devia menosprezar o teatro como o governo e os portugueses fazem, pois brevemente, se esta situação se manter, o teatro desaparecerá.

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